tumbp2

Cães sentem amor de verdade pelos donos

tumbcaoOs primeiros sinais do amor aparecem naquela ansiedade em reencontrar a pessoa. Quando não se quer estar longe. E, quando finalmente se está junto, o mundo todo pára. É exatamente isso que os cães sentem com os seus donos: as dores e alegrias do amor romântico.

Quando sentem o cheiro do dono, o cérebro dos cães activa uma área chamada núcleo caudado, associada às sensações de prazer. Nos humanos, uma das suas funções é reagir positivamente às belezas visuais – mas ela também trabalha intensamente durante as primeiras fases do amor.

Foi assim que reagiram os 12 cães treinados para permanecer deitados e calmos num aparelho de ressonância magnética. Investigadores americanos mostraram-lhes cinco cheiros distintos: o deles, o de uma pessoa desconhecida, o do dono, o de um cão conhecido e o de um cão desconhecido. E eles reagiam sempre mais intensamente ao cheiro do dono, activando o tal núcleo caudado.

Segundo a pesquisa, esta é a maior prova de que os cães sentem mesmo um carinho especial pelos donos. Algo muito próximo ao amor romântico tão conhecido por nós.

Não são uns fofos?

Deixa o teu comentário

Recomendado para ti...