hdr

Quanto mais tempo tu estiveste solteiro, mais bem-sucedido será o teu relacionamento.

Se tu não te conheceres a ti mesmo, como poderás saber o que queres?

Querer estar num relacionamento com alguém não é o mesmo que estar pronto para estar com alguém. Estas são duas coisas totalmente diferentes. Às vezes queremos estar com alguém por motivos errados e nós já sabemos como isso pode ser desastroso. Por outro lado, estar pronto para estar num relacionamento significa que chegamos a um estado em que não duvidamos de nós mesmos e que nos conhecemos na perfeição. Se formos honestos, isso é algo difícil de obter e que por isso leva tempo.

Talvez tu te estejas a perguntar como podes alcançar este estado e eu não sei se a resposta é a que te vai agradar mais. A única maneira é estando solteiro, completamente sozinho, e dando espaço para usar essa solidão como uma ferramenta para nos conhecermos melhor. Nós muitas vezes evitamos este processo de aprendizagem valioso pelo simples facto de ele que é assustador. No entanto, enquanto não fizermos esta viagem interior necessária, não é muito provável que tenhamos uma relação satisfatória e bem-sucedida.

Se tu não te conheces não podes saber o que queres, e se tu não sabes o que queres podes acabar em situações confusas que te poderão prejudicar. Tu podes estar a pensar que eu estou a exagerar e que tu não precisas ficar sozinho para te conheceres, mas a verdade é que sim. Quando estás numa relação é necessário chegares a acordo, tendo em conta as opiniões ou desejos de outra pessoa e, sobretudo, chegar a pontos intermédios. Não que isso seja ruim, mas conheceres-te a ti mesmo requer somente prestares atenção à tua existência, algo que não pode ser feito quando tu estás com alguém.

Quando tu te conheces a ti mesmo, não só aprendes o que queres e o que não queres, mas também compreendes a tua própria definição de compromisso e a ideia que tens de um relacionamento. Além disso, tu aprendes a ficar sozinho e compreendes que isso não é algo necessariamente mau ou deprimente. Na verdade, estar solteiro não tem nada a ver com sentir-se sozinho. É por isso que as pessoas que passaram por longos períodos de solteirice são os melhores candidatos para relacionamentos bem-sucedidos. Não só elas projetam e atraem exatamente o que elas querem numa pessoa, como também não têm medo de se mostrar como são, porque elas sabem que são suficientes. Elas não procuram a aprovação, ou alguém que vai confirmar a sua existência, só procuram um parceiro para viver a vida.

Quanto mais tempo tu estiveste solteiro, mais tempo terás passado a conheceres-te e a compreenderes-te a ti mesmo. Terás tido mais tempo para criar o teu caminho, para viver a vida que tu queres e para entender que tu não precisas de alguém que te complete: tu já és uma pessoa inteira e completa. É por esta razão que estas pessoas são as que estão melhor preparadas para finalmente ter um relacionamento bem-sucedido e cheio de amor: eles não procuram replicar padrões de co-dependência e não têm expectativas sobre o que o amor pode ser. Vivem a vida livre, sentem-se seguros, porque eles sabem que eles já têm tudo o que precisam dentro de si. E então, estás pronto para começar esta viagem?

Texto de Teresa Donoso

Deixa o teu comentário

Recomendado para ti...