1. Hoje em dia numa relação quem se importa menos com o outro é quem tem mais poder na relação, e por isso ninguém quer ser “a pessoa mais interessada”.
2. As pessoas têm uma necessidade insuportável de se mostrar indiferentes ou muito ocupadas; pequenos jogos psicológicos como ‘intencionalmente demorar horas ou dias para responder’ irão acontecer, com frequência. Estes jogos não são divertidos.
3. Uma pessoa sendo desapegada porque tem zero interesse em ti parece exatamente igual a uma pessoa sendo desapegada porque te acha incrível mas está fazendo um esforço consciente para fingir que não está nem aí. Boa sorte tentando descobrir quem é quem.
4. Fazer telefonemas é uma prática em decadência. Muito provavelmente, grande parte da comunicação de um relacionamento vai acontecer por texto, que é a forma de interação mais desapegada e impessoal que existe. Já podes ir te acostumando com as opções de emoticons e emojis.
5. Planos com antecedência estão mortos. As pessoas têm várias opções e atualizações minuto a minuto da localização dos seus amigos (ou outros potenciais romances) graças às mensagens e às redes sociais. Se tu não és a prioridade dessa pessoa, tu vais ouvir um “Talvez” ou um “A gente se fala mais tarde” como resposta para o teu convite para uma saída e o fator decisivo para uma pessoa aceitar sair contigo será se ela recebeu ou não ofertas mais divertidas/interessantes do que a tua.
6. Aquele alguém que te magoou não vai automaticamente ter um karma ruim. Pelo menos não num futuro imediato. Eu sei que parece injusto, mas às vezes as pessoas enganam e traem e continuam as suas vidas alegremente enquanto a pessoa que eles deixaram para trás está em frangalhos.
7. Aquilo que vai decidir se uma tentativa de te aproximares e conheceres alguém será considerada romântica ou assustadora por parte dessa pessoa é o quão atraente essa pessoa te acha. É isso, e apenas isso.
8. “Vamos sair?” e “Queres fazer alguma coisa hoje?” são frases vagas, mas que significam coisas como “Quero curtir contigo” ou “Vamos nos pegar”. Provavelmente odeias receber este tipo de mensagens, mas elas são o jeito mais comum de convidar alguém para passar algum tempo contigo hoje em dia, e aparentemente elas chegaram para ficar.
9. Algumas pessoas realmente “só se querem divertir” e se tu estás à procura de mais do que sexo, elas não te vão avisar disso nem dizer “oi, eu acho que sou a pessoa errada para ti” – pelo menos até terem conseguido obter de ti aquilo que querem.
10. A mensagem que tu mandaste chegou. Se a pessoa não respondeu, podes ter certeza que não foi por causa do mau funcionamento das operadoras de telecomunicações.
11. Tantas pessoas têm medo de compromisso e de estar de forma séria com alguém que aceitam continuar um relacionamento não definido, sem o rótulo de “namoro”, que acaba confundindo as coisas e só funciona até não funcionar mais. Aceitar que “nós somos só amigos” é abrir a porta para uma eventual traição que tecnicamente não era traição porque, hey, vocês “estavam apenas se conhecendo” e por isso não estavam juntos.
12. As redes sociais e as apps criam novas plataformas e oferecem mais oportunidades para namoriscar e para trair. O envio de fotos e mensagens privadas não servem como desculpa ou prova de uma traição, mas certamente estes mecanismos aumentam as chances disso acontecer.
13. As redes sociais também podem criar a ilusão de que as pessoas têm imensas opções, o que leva as pessoas a verem o Facebook como um menu de pessoas atraentes ao invés de um meio de manter contato com os amigos e a família.
14. Tu provavelmente não vais ver muito da personalidade genuína e sem filtros de alguém até que vocês estejam num relacionamento. Geralmente as pessoas têm medo de mostrar como realmente são e parecerem disponíveis demais, ansiosas de mais, nerds demais, seguras demais, não engraçadas o suficiente, não bonitas o suficiente.
15. Com qualquer que seja a pessoa que tu te envolvas romanticamente, ou vocês vão ficar juntos para sempre, ou vão acabar terminando em algum momento. E ambos os cenários são à primeira vista igualmente assustadores.
16. Quando vocês estiverem namorando, ao invés da pessoa se expressar como se sente diretamente para ti, é mais provável que a pessoa publique isso no status do Facebook ou Instagram, com uma foto tipo Tumblr, de um por-do-sol com uma frase ou trecho de música com as palavras de outra pessoa, e pode nem mencionar o teu nome, embora tu saibas que é para ti.
17. Muitas pessoas têm zero respeito pelo teu relacionamento e se alguém tiver interesse na pessoa com quem tu estás, não terão escrúpulos e ultrapassarão facilmente os limites para tentar conquistar a pessoa com quem tu namoras.
18. Se alguém acabar contigo, provavelmente vai ser bem brutal. As pessoas podem cortar laços pelo telefone e evitar ter que ver as lágrimas rolando pelo teu rosto ou terminar tudo por mensagem e evitar ouvir a dor na tua voz e o teu nariz escorrendo. As pessoas enviam um texto longo e voilá, o relacionamento acabou. Mas o caminho mais fácil está longe de ser o melhor.
Texto de Christopher Hudspeth (tradução)