Cortar relações com alguns membros da família pode ser ótimo para ajudar a viver melhor
A família geralmente é o nosso refúgio, o nosso porto seguro, onde esperamos encontrar sempre conforto e compreensão.
Seja família de sangue ou família por escolha, o que esperamos é sempre amor incondicional, nunca esperamos julgamentos ou ações prejudiciais. No entanto, acontece que alguns relacionamentos com alguns membros da família podem se tornar tóxicos ou prejudiciais ao nosso bem-estar.
Em seguida enumeraremos alguns casos em que a família pode estar a ser prejudicial para ti. Nos casos mencionados abaixo, é bom se afastar e se distanciar daquele que nos faz sentir mal.
1. Eles julgam-te
Na família é preciso sinceridade, e esperamos que os nossos parentes nos digam coisas com franqueza e sinceridade, mesmo que sejam negativas ou nos façam refletir. A crítica saudável é uma coisa boa porque nos ajuda a olhar para nós mesmos de outra perspectiva para entendermos os erros que estamos cometendo. No entanto, se a crítica é repetida com frequência e não é mais útil ou construtiva, se torna pesada e prejudicial.
2. Fazem fofocas
Na família, pequenos e grandes segredos são mantidos, e é obviamente o lugar onde procuramos apoio e conselhos. Mas, se os membros da tua família espalharem as tuas confidências para os outros, o melhor é mesmo fugir deles ou, pelo menos, aprender a ficar calado. Ninguém tem o direito de contar os teus segredos para os outros, sejam eles pequenos ou grandes, e ainda mais as pessoas em quem tu deverias poder confiar. A confiança é a base de todos os relacionamentos saudáveis.
3. Eles manipulam-te
Nas relações saudáveis, há igualdade, a pessoa se sente compreendida e apoiada. Se alguém tem controle sobre ti ou tenta ter controle sobre a tua vida ou sobre todas as tuas escolhas, isso significa que há um grande problema. Se eles tentam fazer de ti um fantoche que podem gerenciar à vontade, de acordo com a vontade deles, ignorando o que é melhor para ti, eles definitivamente não são as pessoas que tu precisas na tua vida.
4. Eles só procuram por ti quando precisam de algo
Quem procura por ti apenas quando precisa de algo, por interesse ou por lucro, certamente não é uma pessoa que realmente se importa contigo. Um membro da família tóxico aparece no horizonte da tua vida quando há algo que pode beneficiá-lo, mas no momento em que tu precisares de ajuda, ele desaparecerá por trás de mil desculpas.
5. Eles fazem-te sentir impotente
Existe uma técnica de manipulação bastante conhecida que consiste em tentar fazer com que as vítimas se sintam desqualificadas e incompetentes. Se os teus familiares continuam a criar complexos dentro de ti, além de questionar a tua sanidade de toda a vez que tu tomas uma decisão importante, isso é um sinal de alerta. Quando são os membros da tua família que te fazem sentir assim, vale a pena cortar os laços que podem prejudicar a tua saúde mental.
6. Eles continuam a lembrar-te do teu passado
Eles continuam a censurar o teu passado, mesmo as coisas mais dolorosas e secretas, como se tivessem o direito de fazê-lo. Eles confrontam-te com as escolhas dolorosas que tu tiveste que fazer e banalizam a tua dor e as tuas memórias, aquelas lembranças que tu gostarias de deixar onde estão: no passado. A família é certamente a família, mas se falta o pacto de respeito e confiança mútua, é melhor se afastar para se proteger.
Afastar-se de pessoas tóxicas, sejam familiares ou não, é certamente uma das decisões que mais podem trazer benefícios para a nossa vida.
Por: Sherrie Campbell (traduzido e adaptado)