Amar não é insistir sempre, às vezes amar é desistir também.
Se você acha que amar é nunca desistir e sempre insistir, desculpa te dizer isto, mas você está errado. Por acaso você já cansou de se esforçar por alguém e esse alguém não te deu o valor que você merecia? Por acaso você já se sentiu sozinho ao se entregar para alguém e esse alguém simplesmente não se importou tanto com o que você sentia? Por acaso você já se importou demais, perdeu noites de sono, chorou uma madrugada inteira por alguém que no final das contas ria de você e nunca se importou com a tua dor? Você por acaso sabe o que é amar imensamente alguém e em troca, esse alguém te dar algo que cabe na palma da tua mão?
Você por acaso já sentiu tanto amor por alguém que o teu peito parecia que iria explodir, que a tua garganta parecia que tinha dado um nó, que a tua voz naufragou, a tua barriga embrulhou e você perdeu todas as direções quando esse alguém que você amava te decepcionou?
Eu posso te dizer com toda a certeza do mundo que amar não é insistir quando nada faz mais sentido. Amar é saber a hora de ir embora para não deixar as coisas ainda mais confusas. Amar é desistir antes que as coisas percam o sentido, entende?
Porque amar não é egoísmo, amar é aceitar quando as coisas tomam outro rumo, é entender que às vezes, a gente não pode evitar, resta só aceitar e seguir caminhos distintos. Amar não é achar que o final de um relacionamento é o fim do amor, não é acreditar que ali o amor morre e que tudo que foi vivido por vocês não valeu a pena.
Amor é acreditar que tudo que foi apreciado enquanto vocês estavam juntos valeu muito a pena, é entender que as experiências que vocês trocaram valerão para a vida toda. Amor é perceber, até na dureza de um fim, que todo final requer um recomeço e que às vezes a gente precisa aprender a recomeçar sozinho.
Amor não é correr atrás de alguém que está sempre se distanciando de ti, amor é quando a distância faz a saudade doer e os dois correm, só que um de encontro ao outro. Amor não é ser indiferente, não é fingir que não sente, muito menos correr atrás de alguém que claramente não se importa com seus sentimentos do outro. Amor é sentir lá dentro e ter necessidade de escancarar para o lado de fora, e entender que o que você sente não merece ser desprezado ou ignorado por ninguém.
Amor não é desejar que o outro se dane, não é torcer para que o outro se decepcione com outra pessoa. Amor não é negar o que foi vivido, amor é saber agradecer ao passado, pelos tropeções que você levou, pelos erros que você cometeu e pelas decepções que o outro te causou. Por isso amar é torcer para que o outro alcance os seus objetivos mesmo que o outro não esteja mais ao teu lado, é desejar boa sorte e esquecer as dores do passado, é dizer para que o outro siga em frente e jamais esquecer que você também deve seguir.
Por fim, amor não é insistir em quem não te merece. Amor é desistir de quem não vale a pena e só insistir em quem faz valer.
Texto de Iandê Albuquerque