Aprende a dar a tua ausência a quem não valoriza a tua presença
As pessoas não estão acostumadas a valorizar o que têm. Estão acostumadas a desperdiçar e adiar as oportunidades que têm de se relacionar com as pessoas que amam.
Este abandono às vezes se complica quando pessoas que em princípio deveriam nos cuidar e apreciar passam a nos desprezar. As situações deste tipo são muito dolorosas e é por isso que devemos parar de vendar os nossos olhos e começar a enfrentar a realidade.
A melhor atitude que podemos tomar é a de nos proteger desse tipo de relação que acaba deteriorando e diminuindo a nossa autoestima e prejudicando a nossa saúde emocional.
Ninguém sabe o que tem até que o perde. Esta não é uma frase feita, mas sim uma realidade. As pessoas têm essa mania de não valorizarem o momento presente e de só apreciarem o que não têm ou o que já perderam.
Quando sofremos porque alguém nos ignora não entendemos que o mais provável é que essa pessoa não nos valorize porque está acostumada a ter a nossa presença sem esforço, quando e como quer.
Por isso às vezes as pessoas se separam mas o tempo as faz perceber que sentem falta uma da outra.
De qualquer forma, não vale a pena lutar contra ventos e marés por uma pessoa que não move nem um dedo por ti. Não devemos ajudar constantemente alguém que não está interessado em cuidar de nós. Não nos faz bem dar sem receber.
Não podemos nos dedicar aos outros e nos esquecermos de nós. E a única gratidão sem a qual não podemos viver é a gratidão por nós mesmos, pois este é o pilar do amor próprio.
Ficar perto de alguém que não nos valoriza pode nos machucar, por isso uma boa solução é presentear essa pessoa com a nossa ausência.
Afasta-te de quem sabe onde te encontrar e até ao momento não se importou. Afasta-te de quem não te procura, de quem não sente a tua falta. Afasta-te de quem já teve toda a tua atenção e nunca a valorizou.
Afastar-se é não ligar, não mandar mensagens. É sair para se distrair com os amigos, dar uma corrida no parque, respirar fundo e encontrar sentido na solidão. É, acima de tudo, esquecer quem sempre pareceu esquecer-se de ti.
Quando damos a nossa ausência a alguém, nós descobrimos se realmente fazemos falta na vida dessa pessoa. Quando damos a nossa ausência a alguém, nós descobrimos o quanto a nossa presença é importante ou não para essa pessoa.
Texto de Raquel Aldana (tradução)