Ela não te vai pedir para tu a amares, nem exigir nada. Ela não precisa disso. Se tu ficares é porque quiseste e não porque ela insistiu. E se tu decidiste embarcar com ela nessa viagem, é melhor não decepcionares.
Tu queres ser a diferença na vida dela, queres ser referência de alguém que foi para ela o que de melhor se pode ser, queres tornar-te alguém que a inspire, alguém em quem ela pensa ao deitar-se e a primeira pessoa para quem ela sorri ao acordar? Ou preferes ser igual aos outros, ser só mais um que não a merece, o motivo dela chorar todas as noites e a pessoa com quem ela não desejaria acordar nem voltar a lembrar ao abrir os olhos?
Ela vai mudar na aparência, nos gostos e nos desejos ao longo do tempo, vê se não estranhas. Porque ela é assim, odeia ficar no morno, odeia ficar quieta no canto, ela prefere protagonizar na vida porque é assim que a vida foi feita, para ser vivida. Ela não gosta de olhar as coisas superficialmente, ela prefere mergulhar de cara e coração. Não gosta de meios termos e enrolação, com ela é sim ou não. Se tu a deixares na dúvida, se ela chegar ao ponto de se perguntar porque diabos ainda continua contigo, por mais que seja difícil para ela ir embora, ela irá, e não vai adiantar mandares flores ou mensagens, fazeres promessas ou loucuras, falares sobre o amor ou mudanças. Ela só quer ter a certeza de onde pisa.
Não sejas prisão, porque ela não vai prender. Não sejas ausente, porque ela não te vai implorar para apareceres. Ela vai deixar-te a liberdade, porque é assim que ela prefere lidar com o amor, é assim que ele é. Se prender, dói. E se dói não é bom. Ela não esconde as emoções dela nem os seus sentimentos, mas se ela chegar ao ponto de chorar na tua frente, é sinal que as coisas não vão bem, que o coração transbordou e a decepção saltou dos olhos.
Ela estará disposta a tentar, a desbravar esse amor nas piores tempestades, vai enfrentar também os piores momentos e as vossas crises, mas ela sozinha sabe que não adianta, se tu não estiveres disposto, ela fará o oposto e ao invés de ficar, ela vai seguir. Tal como toda a gente se cansa, ela não fará diferente quando tu te repetires como um disco arranhado, quando os teus pedidos de desculpas e promessas de mudança começarem a ser mais frequentes. Porque ela sabe que se não existe vontade, também não há necessidade de ficar.
Texto de Iandê Albuquerque