O que tu não resolves na tua mente, o teu corpo transforma em doença
O que tu não resolves na tua mente, o teu corpo transforma em doença. Transformar (conflitos psíquicos) em afecções de órgãos ou em problemas psicossomáticos.
Todos nós sabemos, ou deveríamos saber, que quaisquer tipos de sentimentos e pensamentos negativos, situações mal resolvidas ou palavras não ditas geram problemas ainda maiores do que somente o stress. Hoje em dia, já está comprovado a total influência mental e emocional no teu estado de saúde.
Sabemos que obviamente esse não é o único o fator, porém a verdade é que o que tu não resolves na tua mente o teu corpo transforma em doença. E como isso funciona?
Muito simples, acumulas dentro de ti tudo o que deverias te livrar. Stress acumulado, preocupações, sentimentos negativos, enfim, tudo o que não deve te pertencer. Isso gera complicações de saúde que se manifestam ao nível físico.
Concordas comigo que se o teu corpo está com algum problema, para que tu saibas que ele não está bem, ele precisa “avisar”. Certo? Isso envolve: manifestações ao nível do sistema muscular, sistema respiratório, sistema cardiovascular, e por aí vai.
SINAIS CEREBRAIS
Apesar de mudar de pessoa para pessoa, a manifestação corporal de problemas psíquicos é explicada cientificamente. Raiva, paixão, tristeza, medo e uma série de emoções causam alterações no organismo, liberando ou inibindo a produção de substâncias, como adrenalina, cortisol e serotonina.
Quando a pessoa fica durante muito tempo submetido a uma situação diferente, ela desencadeia mudanças no sistema nervoso autónomo, responsável pelos batimentos cardíacos, pela temperatura corporal, pela digestão e pela respiração. Além disso, provoca mudanças no sistema endocrinológico, que produz uma série de hotmonas, e no sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo.
Desse modo, a bagunça no corpo começa e os sintomas aparecerem – o local escolhido depende da herança genética e racial de cada pessoa. “O indivíduo tende a acumular tensões nas áreas do corpo que já estão mais fragilizadas ou já tiveram um problema no passado. Depende das reações e da composição física de cada pessoa”, afirma o Dr. Leonard Varea.
Então faz uma limpeza no teu “lixo” interior, livra-te do que pode te trazer danos maiores. Ama-te e resolve-te contigo mesmo para que o teu corpo e a tua mente não criem problemas e te tragam possíveis novas doenças.
Por: Jana Gomes