Prometo beijar-te sempre que possível.
É que eu estou a fim de juntar as nossas escovas de dentes, sabes? Quero ter uma pessoa do meu lado a quem eu possa encostar o meu corpo quando for dormir. E não há ninguém neste mundo além de ti que me faça sorrir como um tolo, mesmo em dias nublados. Eu posso esquecer todas as minhas antigas namoradas. Posso desistir de tentar conhecer aquela festa frequentada por todas aquelas universitárias disponíveis. Eu posso ensinar-te a jogar videogames. Ou posso tentar diminuir a quantidade de jogos.
Só ficarei bêbado ao teu lado – espero que tu fiques contente com isso (e por favor, não tires fotos). Eu não posso largar o meu clube de futebol de coração, mas posso ver os jogos contigo do meu lado. E dar-te beijos profundos a cada golo. E se o meu clube perder, eu dou-te um abraço forte e ouço-te dizeres que eu não estou a ganhar nada, enquanto os jogadores estão ricos e nem se importam com o clube. E beijo-te novamente.
Eu posso acostumar-me a andar de mãos dadas e nem ligar para tantos e tantos olhares que recairão sobre ti. Eu posso tentar não me atrasar tanto. Mas prometo avisar quando isso for acontecer. Eu posso vestir-me bem quando for visitar a tua família. Prometo não ficar bêbado perto deles.
Prometo presentes inesperados. Prometo jantares surpresas. Prometo esforçar-me em lembrar-me de baixar sempre a tampa da sanita. Mas não prometo não me rir se eu esquecer e tu caíres lá dentro. Ok, eu ajudo-te a levantar também.
Prometo preparar qualquer coisa naquelas madrugadas em que estiveres a morrer de fome. E chocolates extras quando estiveres de TPM. Prometo serenatas e cantorias românticas ao pé do ouvido – não prometo afinação ou talento com instrumentos musicais. Prometo levar-te em todas as atrações culturais do nosso agrado. Prometo dançar contigo, mesmo sendo péssimo a fazê-lo. Posso trazer-te flores, de vez em quando. Mas digo já que acho um desperdício presentear alguém com flores. Acho melhor termos um jardim só nosso e cuidar dele, sempre.
Prometo deixar-te escolher a programação da TV em dias que não dê futebol. Eu posso fazer-te massagens sempre que tu tiveres um dia difícil. Mas espero que isso seja um acordo recíproco. Prometo não atrapalhar os teus estudos e até ler os teus textos da faculdade para te ajudar nas matérias – mas não prometo gostar dos assuntos estudados.
Prometo fidelidade. E isso inclui não olhar de forma marota para as mulheres que passam; não puxar assuntos que possam parecer tentativa de engate; e deixar-te ciente de todas as mulheres que possam estar interessadas em mim. Não prometo não rir da tua cara quando tu estiveres com ciúmes. Prometo beijar-te nesses momentos. Prometo beijar-te em qualquer momento. Não prometo lembrar-me de datas especiais. Mas prometo tornar cada dia do calendário, um dia especial para nós dois.
Texto de Hugo Rodrigues