Prefiro as distâncias sinceras do que proximidades hipócritas
Num mundo onde abundam pessoas falsas e hipócritas, os sinceros acabam sempre sendo os errados da história e a verdade tornou-se a grande inimiga.
Eu prefiro distâncias honestas com pessoas cujos valores chocam com os meus do que proximidades obscuras com pessoas que usam máscaras de amabilidade mas por trás das quais se escondem personalidades falsas.
Todos sabemos que não é nada fácil estabelecer uma distância com quem não nos agrada ou nos incomoda. Às vezes somos obrigados a compartilhar o espaço com alguém de ideias extremistas, ou mesmo com alguém que não tem os nossos princípios morais.
Se há coisa que me incomoda muito são as pessoas que dizem uma coisa e fazem outra. É muito provável que todos nós tenhamos perto uma pessoa com esse tipo de perfil que tanto predomina na atualidade.
Contudo… o que podemos fazer se muito perto de nós habita um hipócrita?
O mais correto, sem dúvida, seria que nós mesmos estabelecêssemos uma distância de segurança e nos afastássemos o suficiente para não chocar novamente, contudo, se essa pessoa é um familiar, um colega de trabalho ou um chefe, talvez não seja assim tão simples.
Nesses casos, será muito útil a regra dos três “R”:
Não “reforces”: o hipócrita pode e tem o direito de estar ao teu redor, mas tu nunca deves estimular os seus comportamentos. Isto é, o ideal é ser o mais superficial possível com eles, não ter conversas profundas com eles onde a intimidade se revela e não dar muita importância ao que possam dizer.
“Respeita-o e respeita-te”: Deixa que o hipócrita seja como bem quiser, que faça o que desejar, mas sempre na sua própria esfera, não permitas nunca que entre na tua. Respeita-te e dá-lhe a devida importância justa, sem deixar que afete a tua atitude.
Não “renuncies” aos teus valores: Às vezes, quando passamos muito tempo num cenário onde abunda a hipocrisia, é comum cairmos em algum momento nestes mesmos comportamentos. Lembra-te dos teus valores e princípios e defende-os mesmo que o resto das pessoas não os entenda ou não os aprove.
Por fim, e não menos importante, lembra-te sempre de que a as pessoas hipócritas se camuflam de amabilidade quando precisam obter alguma coisa de ti. Aprende a ser intuitivo e cauteloso, e se a oportunidade finalmente acontecer, não hesites em manter a distância adequada onde tu possas recuperar a tua plenitude e o teu bem-estar.
Texto de Raquel Aldana (tradução)