A pessoa certa é quem se importa contigo e insiste em ficar
Não acredito em amor à primeira vista. Claro, já olhei para algumas pessoas e pensei: “Eu casaria com aquela pessoa”, mas no fundo eu sabia que era apenas atração física. Se o rosto fosse diferente ou o vestido fosse outro, o meu encanto acabaria. A pessoa certa não é aquela que tu olhas e diz: “É ela!”. É preciso algo mais.
Colocar as expectativas de amor em alguém, sem antes ter passado por inúmeras situações com ela, é a forma mais fácil de quebrar a cara. É impossível saber se o abraço encaixa, o beijo completa e o olhar te compreende, sem haver experimentado. A questão é que a pessoa certa não é sobre ser, mas sobre tornar-se.
A pessoa certa precisa de tempo para construir-se. Nem sempre é quem tu imaginas ou gostarias inicialmente. Às vezes, é onde menos se espera que o amor acontece.
A pessoa certa nem sempre é do jeito que tu sonhaste. É alguém imperfeito. A pessoa certa muitas vezes é errada, mas é quem está aqui, se esforçando para fazer parte dos teus dias, tentando desvendar os teus medos e as tuas inseguranças. É quem faz questão de compartilhar o seu melhor e o seu melhor. Alguém real.
Num primeiro momento, ela pode não ser a pessoa mais bonita do mundo ou a mais agradável de todas, porque só conseguimos enxergar a verdadeira beleza de alguém depois que conhecemos as suas atitudes e o seu caráter. Convenhamos, não existe sensação melhor do que olhares ao teu lado e sentires que estás com a pessoa mais linda do universo. Aliás, a pessoa certa não é aquela que se esconde, mas quem se deixa conhecer.
É alguém que ignora, que descarta todos os motivos pelos quais vocês não dariam certo e insiste em ficar. A pessoa que vê mais oportunidades do que dificuldades, que não coloca obstáculos na pista e substitui as pedras do caminho por um jardim de rosas.
É, inclusive, alguém meio teimoso por ti. Alguém que – nos piores momentos – te faz questionar porque ainda está aqui, podendo estar em qualquer outro lugar. É quem segura a tua mão, quando o mais fácil seria largá-la. A pessoa certa não é quem promete ficar, mas quem realmente fica.
A pessoa certa é aquela que tem maturidade para amar, que faz o possível para que o amor sempre vença. É quem valoriza os teus sorrisos e não se contenta com ser parte esporádica da tua vida. É quem se importa contigo.
É aquela que está ao teu lado quando tu precisas de um abraço e quem te escuta quando tu queres desabafar. É quem te doa o seu tempo e te dá a certeza de que tu podes morar no coração dela sem preocupações. A pessoa certa te dá as respostas, antes mesmo que surjam as perguntas.
Tu descobres essa pessoa quando deixas de idealizá-la. Tu encontras esta pessoa quando deixas de buscá-la. Pois a pessoa certa não é aquela que tu procuras, mas sim aquela que decide te encontrar.
Texto de Francisco Galarreta