Às vezes, só precisamos de um carinho
Às vezes, tudo o que precisamos é de um carinho. Mais nada. Não queremos as palavras de sempre, nem essas frases que já foram expressadas tantas vezes. Queremos ser reafirmados, acolhidos e valorizados pelo contacto dessa mão a passar suavemente pela nossa pele.
Poucas coisas oferecem uma tranquilidade e calma tão adequada quanto o simples ato de fazer carinho.
O carinho: uma necessidade psicológica, biológica e social
O carinho é uma arma de poder, um gesto essencial que encerra todo um mundo de emoções, de equilíbrio interno e bem-estar psicológico. Esta necessidade de sermos reconhecidos e, portanto, acariciados, é algo que nos vai caracterizar a vida toda.
Um carinho constrói e reafirma um manto invisível que nos une a essa pessoa que se aloja no nosso coração. Nenhuma tecnologia pode substituir algo assim, nenhuma máquina tem o calor de um abraço, nem a ternura de uma carícia.
Geralmente dizem também que o modo como uma pessoa recebeu carinho ao longo da sua infância determinará a forma com que ela irá esperar o afeto dos outros.
Mas ainda que possam existir muitas diferenças individuais, a necessidade de contacto, de proximidade e de afeto é uma coisa universal, e não só entre os seres humanos; também é possível encontrar esses traços entre os animais. Podemos até mesmo vê-los nos nossos animais de estimação.
No carinho que te ofereço, também está uma parte de mim
Nós não acariciamos as pessoas apenas para proporcionar prazer, para acalmar, para atender ou para satisfazer. Nós fazemos isso para transmitir uma parte de nós mesmos e construir um vínculo.
As carícias depois de dadas são o que são; a outra pessoa deverá julgá-las como algo autêntico ou não. Porque também não nos podemos esquecer de que existem carícias que causam dano, toques piedosos ou irónicos que podem destruir o vínculo entre duas pessoas.
Um carinho diz muito de nós mesmos, por isso devemos oferecê-lo com calma, com ternura, transmitindo essas mensagens cúmplices que não precisam de palavras.
Carinho como parte do apego saudável
Muito se fala na sociedade sobre o conceito de apego. E embora seja verdade que, muitas vezes, o apego seja definido como “dependência” ou o ato de se agarrar exageradamente a algo ou alguém, vendo do ponto de vista humanista e afetivo, as pessoas precisam de um apego saudável para criar o vínculo.
Um carinho é o gesto mediante o qual reconhecemos, envolvemos e integramos uma ou mais pessoas no nosso ser. Elas são parte do nosso coração e precisamos desse contacto pele com pele para reafirmar emoções.
Um carinho é uma palavra gravada na pele que todos precisamos receber, pois não há melhor cola para corações partidos do que uma carga inteira de carícias.
Texto de A Mente é Maravilhosa