Cada um oferece aquilo que tem e aquilo que é por dentro
De todas as verdades que a vida me apresentou, eis uma das mais marcantes. Cada pessoa, literalmente, só consegue oferecer o que carrega por dentro. Tu podes até sentir raiva e por alguns instantes e momentos perderes a paciência, falares o que não pensas, sentires o que não te pertence. Mas, no final de tudo, podes acreditar, tu só consegues oferecer ao outro o que tu tens dentro de ti.
Por isso não permito que as pessoas me contaminem com atitudes mesquinhas próprias de gente de alma pequena, pois o que elas trazem consigo são coisas que apertam e sufocam o espírito. Mas só o delas… porque eu faço tudo ao meu alcance para isso não me afetar. Mas é uma pena. De verdade, eu sinto muito. Mas por mais que eu queira ajudar, há gente que não ouve, que não adianta falar e muito menos tentar algo. Só aprendem através das duras lições da vida. E olha lá…
A verdade é que precisamos ter muito cuidado e atenção com o que andamos a refletir por aí, pois as nossas atitudes e gestos nada mais são do que a nossa alma e o nosso coração a ser revelados. Não esperes muito das pessoas que são vazias de bondade, mas, ainda assim, sempre que puderes oferece a elas o que em ti transborda. Não esperes recompensa imediata, verás que ela vem aos poucos, dia após dia.
Carregar coisas boas no peito e trabalhar em busca de uma evolução cada vez maior, não é perda de tempo. É ganho de paz. Procurar a cada dia respeitar os outros é cada vez mais plantar uma flor em solos cada vez mais secos e espinhosos. Não contribuas para isso. Joga a semente, rega, vê florescer o bem dentro de ti e fora também. Sê luz, mesmo quando a escuridão das mazelas desse mundo quiser fazer-se mais forte. Oferece o que tu possuis. Pois tu possuis muita coisa boa!
Texto de Ana Luiza Santana