Não permitas ser julgado por quem não vive a tua história - Já Foste

Não permitas ser julgado por quem não vive a tua história

É preciso coragem para se colocar no lugar do outro, porque isso dói, isso traz consciência de que, muitas vezes, estamos sendo injustos com quem apenas necessita de apoio.

Olhar de longe os acontecimentos, como mero espectador, não dá a ninguém autoridade suficiente para julgar o que vê. Frequentemente as pessoas são julgadas pelas atitudes que tomam, sofrendo olhares de censura e comentários reprovadores de quem não conhece o que se passou antes daquela tomada de decisão.

Um dos maiores favores que alguém pode fazer a outra pessoa é o de conhecer antes de julgar. Não é possível emitir juízos de valor baseados somente no conhecimento superficial, sem ter vivido de perto nenhuma das histórias que não são suas.

Cada pessoa sente o mundo, os acontecimentos e a vida de um jeito próprio. Ninguém sente igual, nem dor nem prazer, por isso as pessoas devem colocar-se no lugar do outro, entendendo-o antes de criticá-lo. E é preciso coragem para se colocar no lugar das dores alheias, porque isso dói, isso traz consciência de que, muitas vezes, estamos sendo injustos com quem apenas necessita de apoio.

Portanto, não permitas que ninguém te julgue sem ter vivido a tua história, sem ter compartilhado nada contigo, sem nunca ter perguntado se tu precisavas de algo.

Ignora quem te ataca sem entender, quem julga sem conhecer, quem faz fofoca sem saber, porque a maioria das pessoas só está preocupada com o que acham serem erros dos outros que poderiam ser evitados, embora elas próprias também errem e tentem se esconder, apontando o dedo para os outros.

Texto de Marcel Camargo

Deixa o teu comentário

Recomendado para ti...