Quem tem amigos, tem tudo
Existem coisas na vida que nunca serão medidas pela quantidade, mas pela qualidade. E, talvez, a mais importante de todas elas seja a Amizade, algo que valorizamos tão pouco enquanto superestimamos os nossos relacionamentos amorosos.
Um amigo de verdade pode ser o suficiente para tu teres um ombro para se apoiar e um outro sorriso para ser feliz durante toda a tua caminhada. E isso é amor. É o carinho da pessoa que sabe quando tu estás mal, é a atenção quando estás preocupado, é a celebração quando algo bom acontece.
Um amigo estará lá em todos os momentos se assim a amizade permitir. Até porque não são poucos os casos de pessoas que se afastam por causa dos mais diversos motivos e, assim, acabam por se distanciar. Entretanto, sendo uma amizade verdadeira, basta um encontro para ter a sensação de que nada mudou.
É aquilo de estar na rua e esbarrar com alguém e trocar abraços efusivos, beijos e deixar todos ao redor sem entender de onde vem aquele afeto todo. É aquilo, também, da pessoa saber o que se passa contigo só de te olhar. Amigo é a pessoa que te diz “bem feito”, mas estende a mão e diz “se quiseres fazer de novo eu ajudo-te”.
Nós crescemos, envelhecemos e, podes crer, mantemos por perto o que é essencial na vida: família e amigos. E, aliás, não importa de onde vieram os teus amigos. Tu podes cultivar aqueles do colégio, do curso de inglês, de uma viagem, da faculdade, podem ser primos, tios, irmãos. Pode até ser que, se tu tiveres sorte, encontres numa mesma pessoa o melhor amigo e o amor para uma vida toda.
Só uma coisa é certa: ninguém é feliz sozinho.
Texto de Gustavo Lacombe