Um sobrinho muda a tua vida: não é um filho, mas é uma parte de ti

A chegada de uma criança muda a vida em tantos sentidos que se estivesse a enumerar todos nunca mais sairia daqui. No geral, vai trazer esperança, união e o chamado amor incondicional por parte dos pais. Mas não é só para os pais que tudo muda, toda a família e amigos ao redor vibra com este novo membro da família, em particular os tios e as tias, pois eles vão poder dar carinho sem ter de acordar durante a noite para dar de mamar ou trocar a fralda.

Os tios e as tias são extremamente importantes na vida das crianças, mesmo que sejam os tios “emprestados”, aquele ou aquela melhor amiga que todos nós consideramos como um irmão ou irmã, pois eles podem transmitir um pouco mais de leveza à vida das crianças. Eles acabam por mimar sem ter que impor regras a toda a hora e isso é preciso para que as crianças não se tornem pessoas extremamente automatizadas.

Mas não só os tios são importantes para a vida das crianças, um sobrinho também pode trazer muitas vantagens à vida do seu tio:

1 – Ele vai ensinar-te o significado de amor incondicional

Quando vires o teu sobrinho pela primeira vez, não vais resistir. Uma criança tão pequenina e indefesa, só vais desejar que tenha tudo aquilo que merece e fazer de tudo para que se sinta em segurança e amado. E isso sim, é amor incondicional, quando não esperas nada de volta a não ser a felicidade do pequeno bebê.

2 – Ele fortalece os laços entre a família:

Por muito que haja incompatibilidades e problemas no seio de familiar e de amigos, a chegada de um novo membro acaba sempre por unir as pessoas. Os pais vão andar exaustos e precisam da ajuda dos tios para por vezes cuidarem do bebê.

3 – A primeira vez que te chama de “tio” ou de “tia”

Tal e qual como os pais, assim que a criança começa a dizer as primeiras palavras eles só querem ouvir “mãe” e “pai” e quando ouvem pela primeira vez é uma emoção, o mesmo acontece quando os tios ouvem pela primeira vez a criança dizer “tio” ou “tia”.

4 – Vai fazer com que tu te sintas especial.

O carinho que um sobrinho dá aos tios e a cumplicidade que se vai criando entre eles, faz com que te sintas parte da vida dele. Por norma os sobrinhos adoram os tios, saltam-lhes para o colo, querem estar com eles e fazem birras quando o tio tem de ir embora. Isso permite-te perceber que és importante para ele.

5 – Ser tio desperta a criança que há em nós.

Os pais nem sempre estão com disposição para as brincadeiras, mas o tios normalmente alinham em tudo para poder usufruir do tempo que passam com a criança. Uma vez que a imaginação das crianças é incalculável, eles inventam brincadeiras para podermos alinhar e inconscientemente já estamos ali a brincar com eles como se fossemos da mesma idade e a falar como eles.

6 – Vai ser a tua nova obsessão.

Não no mau sentido, mas sim vais andar com o telefone cheio de fotos do teu sobrinho, e sempre que o tema surgir em conversa vais mostrar as mil e umas fotos aos teus amigos. Além disso tu não queres perder nada sobre a vida do teu sobrinho e se isso significar teres o telemóvel com centenas de fotos tu nem te vais importar.

7 – Vais te sentir orgulhoso.

Como acontece com os pais que se sentem super orgulhosos do seu filho, tu vais sentir exactamente o mesmo. A cada vitória que ele tenha no seu percurso de vida tu vais falar dele com orgulho como se fosse teu filho.

Ser tio é uma sensação única, portanto, se os teus irmão ou amigos te deram esse presente, aproveita, porque ser pai exige muitas mais responsabilidades.

A melhor parte de ser tio ou tia é poder usufruir do melhor que as crianças podem oferecer: as brincadeiras, os mimos e o amor puro que elas transmitem.

Por: Autor Desconhecido

Deixa o teu comentário

Recomendado para ti...