Homens inseguros costumam fazer joguinhos para parecer que não estão nem aí para ti
Indiferença e raras demonstrações de afeto por parte de um homem nem sempre indicam que ele é desinteressado, mas sim um rapaz inseguro, que acredita, equivocadamente, que fazer joguinhos no relacionamento pode fazer com que se sinta no controle da relação.
Além de não se permitir amar de verdade, homens que fazem de tudo para parecer que não estão nem aí para a companheira normalmente temem sofrer com o abandono, sem perceber que, assim, acabam boicotando o namoro e a própria felicidade. Confere alguns sinais típicos de relações tóxicas que vivem no limite do tolerável e do rompimento:
Sinais de que o homem é inseguro
1. Homens inseguros podem se sentir ameaçados com o sucesso da própria parceira. Portanto, se o namorado ou marido normalmente tenta te colocar para baixo e minimizar as tuas conquistas e talentos, talvez esteja na hora de procurar meios para colocar um ponto final na situação antes que a tua autoestima e confiança fiquem abaladas.
2. Se durante uma briga ele ameaça constantemente te abandonar ou diz que tu jamais serás feliz com outra pessoa, vale ligar o sinal de alerta.
3. Quando a relação está abalada e uma discussão parece ser inevitável, ele surge com agrados e presentes para abafar a situação. Fica atenta para o comportamento típico de homens inseguros que fazem de tudo para evitar confrontos e levar o relacionamento em banho maria.
4. Se até mesmo nos momentos de alegria o parceiro parece indiferente e desanimado, talvez essa atitude não signifique apenas descuido ou pouca atenção da parte dele, mas sim um comportamento consciente e deliberado de se manter reservado para não demonstrar demasiado que gosta de ti e não te dar muito “crédito” na relação.
5. Se tu te sentes sempre culpada com acusações do parceiro que cobra atenção e maior dedicação ao relacionamento, cuidado para não cair no jogo. Reflete sobre o teu papel e comportamento na relação e verifica se o hábito dele de te apontar o dedo não está minando a tua autoestima e te deixando esgotada.
6. Uma dose de ciúmes na relação pode ser interessante, mas quando o sentimento é abusivo ou até mesmo agressivo, cuidado para não virar refém de um homem inseguro (e violento). Lembra-te que ele não tem permissão para podar a tua liberdade e dizer o que tu deves ou não fazer, vestir ou com quem sair. Não confundas possessão com atenção.
7. Se ele gosta de fazer papel de vítima toda vez que tu o criticas e faz com que tu te sintas culpada, cuidado para não dar atenção demais à situação e estimular o comportamento inseguro e infantil do parceiro.
8. Se ele elogia e gosta de ressaltar a importância do teu jeito meigo e doce e constantemente critica outras mulheres com comportamentos diferentes não caias na cilada de encarar isso como admiração. Excesso de julgamentos, preconceitos e até machismo são intoleráveis e, invariavelmente, vão acabar prejudicando a tua relação.
9. Fica atenta ao homem que segue todos os teus passos nas redes sociais e pede as tuas senhas com a desculpa que preza pela tua segurança. O suposto cuidado pode ser sinal de que ele quer ter controle sobre ti.
Texto de Paulo Nubuo